16/08/2016

A dica que você precisa pra criar uma rotina com seu bebê

Criar rotinas não é muito fácil quando se tem um bebê, quando a amamentação é em livre demanda e quando tudo é novidade e mãe e filho estão aprendendo juntos. Mas eu garanto: as coisas se ajeitam. No seu tempo, ou no tempo do bebê tudo entra nos eixos, vamos nos sentindo mais segura e confiantes nesse universo novo que é a maternidade. 




No entanto, você sabe que a noite é para dormir, que meio dia é para comer, que você precisa comer algo para ter energia e começar o dia. Seu bebê não. Seu bebê é uma página em branco, e seguirá seus exemplos. Suas necessidades básicas são bem simples: alimentação, carinho, sono e brincadeiras e ele se sentirá mais seguro, feliz e confortável se "souber" o que vem em seguida. 

Se você ainda não conseguiu estabelecer uma rotina em casa, minha super dica é: COMECE PELA NOITE. 

É muito comum você começar a sua rotina pela manhã, comigo não deu certo. As coisas se ajeitaram quando estabeleci a rotina da noite. Porquê? 
- Caso você volte a trabalhar, o tempo que você terá com o bebê será a noite. Se o bebê ficará na creche ou com alguém eles poderão mudar a rotina e estabelecerem sua própria. 
- Se você fica em casa direto com o bebê a noite provavelmente é a hora que o pai está em casa então é uma boa oportunidade dele participar da rotina do bebê. 
- Se você conseguir estabelecer a rotina noturna, o bebê provavelmente terá uma previsão de hora pra acordar. E daí, sim você conseguirá estabelecer a rotina do dia.

Uma das horas mais especiais pra mim é o banho. Muita farra na banheira e na maioria das vezes tomamos banho juntas para facilitar a vida. Se eu quiser um banho só meu e mais demorado, só depois que ela dormir. Depois faço uma massagem com hidratante, tenho usado a linha Momento Sono da Natura Mamãe e bebê e é MARAVILHOSA

 Minha rotina noturna é mais ou menos assim desde os 6 meses. 

18h - Chego do trabalho e amamento
19h30 - Janta da Sara 
20h - brincadeira. Livros, desenhos... meu tempo é somente dela 
21h - Começamos a rotina do sono: banho e massagem e hidratação. 
21h30 - Peito e cama. A partir daí é o meu tempo, não é muito mas é o que tem pra hoje. 
24h - Sara acorda procurando peito (ela é um reloginho, impressionante). Aí é game over pra mim. Se eu não fui pra cama antes, a hora é essa. 


Quando estabelecer uma rotina? 
Cada um tem seu tempo, aqui em casa as coisas começaram a entrar nos eixos no 3º mês, acho que foi quando eu comecei a me sentir mais segura como mãe e busquei um equilíbrio. Lembrando que não existe certo e errado na maternidade, não existe fórmula, não existe receita. Essa é a minha experiência e o que funcionou pra mim. Faça o que seu coração mandar e siga seus instintos, esse é o caminho. 

Bjs
Mamãe da night
Brena Costa

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!