01/11/2017

Não obrigue seus filhos a pedirem desculpas

O QUE FAZER EM VEZ DE OBRIGAR SEUS FILHOS A PEDIREM DESCULPAS?


Quando procurava pré-escolas para minha filha, visitei uma onde eu podia observar as crianças brincando no pátio. Em determinado momento, uma criança acidentalmente pisou no dedo de uma menina enquanto subia no escorrega e ela começou a chorar. O que aconteceu depois me surpreendeu.
O menino, que tinha 3 anos, aproximou-se da menina, olhou-a nos olhos e perguntou: "Você está bem? Posso trazer uma toalha molhada?"
Ela secou suas lágrimas, balançou a cabeça e ambos voltaram a brincar.
Olhei para a diretora da pré-escola, como se quisesse dizer: O que foi isso?
E ele respondeu: "Nós não obrigamos as crianças a dizerem 'Me desculpe' - ela explicou. Palavras não significam muito sem uma ação para ajudar a melhorar as coisas."

Isso era muito diferente do que estamos acostumados a ver entre os pais, que obrigam que os filhos se desculpem por qualquer esbarrão, uma colisão acidental, um acidente vascular cerebral ou por ter derrubado um único pedaço de Lego. Costumamos dar um olhar duro à criança e dizer: "Fulano, como se diz? Então, a criança murmura uma robótica  'Desculpa" e pronto, tudo está bem! Estamos educando-os!

De acordo com Heather Shumaker em seu livro: "It’s OK Not to Share and Other Renegade Rules for Raising Competent and Compassionate Kids." (algo como: Tudo bem não compartilhar e outras regras renegadas para criar crianças competentes com compaixão). As crianças adoram a palavra "Me desculpe", explica Shumaker, pois ela os liberta magicamente do problema. O problema com a solução "desculpa" é que muitas crianças pequenas, estamos falando de crianças em fase pré-escolar, não chegaram a um estágio de desenvolvimento moral onde realmente são capazes de se arrepender, então os pais perdem uma oportunidade fundamental para ensinar verdadeira empatia.
Cada criança é diferente - você pode ter uma criança que amadurece mais cedo -, mas a maioria das crianças simplesmente falta desenvolvimento emocional e cognitivo para sentir remorso na pré-escola. Remorso requer a capacidade de colocar-se no lugar de outra pessoa e entender completamente a causa e o efeito. Essas habilidades ainda estão emergindo em crianças pequenas. Exigir que eles digam "Me desculpe" não ensina nada além de uma sequência ruim: chutou? diga "Sinto muito" e pronto, é o suficiente. Em vez disso, os pais podem ajudar as crianças a desenvolverem a compaixão moral, explicando que suas ações têm conseqüências, mostrando-lhes que podem fazer algo para melhorar as coisas de forma que as palavras signifiquem realmente alguma coisa.

Para situações do dia a dia, Shumaker sugere os seguintes passos: 

1. Traga a criança pra perto

Às vezes, quando as crianças acreditam que estão em perigo, elas fogem, explica Shumaker. Se isso acontecer, você precisa precisa trazê-lo pra perto e dizer algo como "Você precisa voltar aqui. Sofia ficou ferida. Mesmo que sem intenção, ela se machucou e você tem que voltar. Elas precisam aprender a encarar suas ações.

2. Diga à criança que causou o acidente o que aconteceu e seja clara

Mesmo quando o que aconteceu parece óbvio, você precisa esclarecer isso para uma criança pequena pois pra eles pode não parecer tão simples quanto pra nós adultos. Indique os fatos. "Seu carrinho passou por cima do pé do amigo". "Sua mão atingiu o copo de água derramando sobre sua pintura". "Você estava dançando e seu braço bateu em meu rosto".

3. Descreva o que vê

Examinar os fatos ajuda as crianças a desenvolver empatia. Enfatize as consequências de suas ações para a outra criança (ou adulto) e seja específico: "Olha, ele está chorando, há um arranhão no braço dele. Deve estar doendo bastante."

 4. Seja um modelo de empatia

Pergunte à criança ferida: "Você está bem?" Seja um exemplo para seu filho, eles estão constantemente te observando. Muito mais do que te ouvindo. 

5. Ajude-o a agir

Enquanto as crianças pequenas não conseguem compreender completamente o remorso, são muito boas em agir. Eles podem correr para pegar um band-aid, pedir ajuda, um pacote de gelo, ou ajudar a limpar a bagunça que eles fizeram. Ajude-os a assumir a responsabilidade

6. Seja um exemplo de alguém que se desculpa em sua própria vida

Eventualmente, queremos que as crianças aprendam a dizer "Me desculpe". Mas em vez de forçá-los a dizer isso, é mais eficaz dar-lhes o exemplo, dizendo: "Me desculpe" quando estamos errados. Apenas certifique-se de suas próprias desculpas são sinceras. Isso significa, reconhecendo as consequências de suas ações e tomando medidas para melhorar as coisas. As crianças precisam saber que adultos também erram, também se arrependem, e que nossas desculpas são sinceras. Por exemplo: "Sinto muito, esqueci de trazer seu brinquedo para a escola. Vou anotar para que eu não esqueça da próxima vez". E o mais importante, cumpra suas promessas.

Seguindo estas dicas, logo as crianças dirão "me desculpe" espontaneamente, e elas vão dizer porque elas realmente sentem isso. 

Texto original de Michelle Woo traduzido e adaptado para o blog UMAMENINA.COM

Quem disse que educar filhos seria fácil? Estamos aprendendo todos os dias com eles e para eles. O que vocês acham a respeito disso? Compartilhe suas ideias!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!