20/09/2016

Você pede desculpas ao seu filho?

Sim, eu já tive vontade de sair correndo e fugir.
Já cometi erros, já gritei com a Sara e minha mão coçou pra dar um tapa em meio aquela pirraça desesperadora de gritar e se jogar no chão. 
Mas em todas essas situações eu respirei fundo, muito fundo e me controlei. Não sou mãe perfeita não, pelo contrário, estou muito longe disso, em todas essas vezes me contive porque sabia que não levaria a nada, porque sou maior, mais forte e porque ela é apenas um bebê e sério, deve ser muito difícil ser um bebê. Tantos aprendizados e emoções novas, e aprender a lidar com tudo isso.

Crianças acham que estamos sempre certos pelo simples fato de sermos adultos. Ser adulto, ser pais já traz a prerrogativa de estarmos certos, sermos os donos da razão. Os super heróis aos olhos das crianças. Aqueles que não podem e não devem errar. Eles confiam na gente, eles acreditam na gente, seguem nossos exemplos, imitam nossas atitudes, nos admiram, querem ser como nós.

Mas não é sempre assim. Cometemos erros, erros feios.
Gritou? Bateu? Mentiu? Perdeu a cabeça? Perdeu a paciência? Perdeu o controle? Errou? Desculpe-se!!! 
Não tenha medo ou vergonha de se desculpar com seus filhos. Eles precisam saber que adultos também cometem erros (e muitos), que não são os donos da verdade. Que as desculpas tem um poder de cura tanto pra quem ofende quanto pra quem é ofendido. 

Até os três anos as crianças não entendem muito bem o sentido das palavras, isso não quer dizer que não precisa se desculpar. Abaixe, peça as desculpas, abrace, diga que o ama. Deixe claro que aquele momento não tem nada a ver com o amor que você sente. 

Depois dos três anos as crianças já entendem melhor o conceito de certo e errado. Converse, explique seu ponto de vista. Escute também. Deixe que eles tenham voz para explicar a visão dele das coisas. Certamente são diferentes. Brigou? se excedeu porque ele não fez a lição de casa? Não fazer a lição pra você corresponde falta de responsabilidade, disciplina, a importância dos estudos para o futuro dele. Uma visão a longo prazo. Pra eles não fazer a lição de casa significa mais tempo gasto com outra coisa mais divertida como brincar. Não tenha vergonha de assumir que perdeu a cabeça, desculpe-se e conversem. Joguem limpo um com o outro. 

Com adolescentes... bom, você pode falar o que for, eles acharão que estão sempre certos e você não sabe nada. Mantenha a calma e o diálogo. Não afaste-se deles. Escute, converse, tente entender e peça desculpas seja sincero e mostre que você pode errar sim, como eles também podem. 

As desculpas sinceras são boas para os dois lados, cura e alivia a alma, não tenha medo delas. 

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Verdade Brena,temos que pedir desculpas sim,eu mesma vivo pedindo desculpas para o Miguel,mesmo sabendo que ele não entende muita coisa ainda rsrs

    ResponderExcluir

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!