08/02/2017

A fácil vida da mãe empreendedora


Quantas vezes já perguntaram pra ela: você só fica em casa?
Mas você não trabalha?

Não trabalha? Amigos, ela trabalha 24h por dia, 7 dias da semana. Ela trabalha de madrugada. Ela não tem horário de almoço nem adicional noturno. Ela não trabalha 8h por dia, ela trabalha todo o tempo, toda uma vida.

Sabe aquele cafezinho que você encontra prontinho e quentinha no corredor? Ela só tem se ela ligar a cafeteira enquanto toma um banho rápido pra começar o dia. Isso SE ela tomar banho.

Sabe aquela 1 hora de almoço que você reclama que não serve pra nada? Você não tem noção do que uma mãe consegue fazer em 1 hora. Ela faz o almoço, coloca as crianças pra escola e come o que sobrou no prato deles. Na volta!

Você acha ruim trabalhar com chefe gritando e pressionando? Experimente trabalhar com crianças correndo pela casa, brigando e gritando exigindo atenção?

Você reclama da falta de elogios dos seus gerentes? Imagine você passar a madrugada trabalhando para atender algum pedido no prazo, conseguir e não ter nenhum agradecimento, carinho ou elogio afinal você não fez mais do que sua obrigação em uma troca muito clara onde você trabalha e recebe por isso. Elogio é lucro! É extra!

Você acha chato trabalhar final de semana? A mãe empreendedora trabalha final de semana, feriado, férias. Porque os clientes precisam de orçamento. O facebook precisa estar atualizado. O Instagram precisa de uma foto bem bacana do produto. As pessoas precisam ser atendidas pelo WhatsApp porque aquela conversa não lida da agonia, dá nervoso. Pode ser uma proposta muito boa. Ou uma dúvida de um cliente e o cliente não pode esperar. E quando ela decide vou dar um tempo, tirar uma folga. Vem aquela ideia muito boa na hora do banho e não tem jeito, você tem que colocar no papel e trabalhar nela.

Mas a mãe empreendedora consegue lidar muito bem com tudo isso. Horário, ou a falta dele. Os cuidados com as crianças. Os cuidados com a casa. Mas uma coisa que a mãe empreendedora não consegue lidar bem é com a falta de reconhecimento.
Reconhecimento pelo companheiro
Reconhecimento pela família.
Reconhecimento pela sociedade que acha que ela está brincando de casinha. Que acha que ela não trabalha. Que critica. Julga. Aponta o dedo e diz: fulana não trabalha fica em casa cuidando dos filhos.

Ou pensa que o bolo, os doces, o artesanato, as vendas são hobbies. Um dinheirinho extra da família. Quando muitas de nós sustentamos a família com esse "hobbie".  Esse dinheirinho.

As pessoas não valorizam empreendedores. Bom e trabalhar pros outros. Bom e cumprir horário. É ter o dinheiro certo no final do mês. Se você está buscando ser dona do seu próprio negócio logo te derrubam. Dizem que não vai dar certo. Jogam pedra. Jogam areia. Desanimam. E aí não dá mesmo. Porque ninguém vai acreditar em você se você não acreditar.
Ninguém vai valorizar seu negócio se você não der o devido valor à ele.
Ninguém se importará com suas horas sem dormir, suas noites em claro porque você optou por ter mais tempo com seu filho e participar mais da vida dele. Ainda que o preço a ser pago seja passar a madrugada trabalhando e dormir 4 horas por noite.
As pessoas não estão nem aí pra você e você não precisa estar nem aí pra elas porque se você acreditar que você vai conseguir, você vai conseguir. Porque acredite, você passou por noites em claro com um bebê, você passou por críticas e julgamentos, você passou pela batalha de partos e amamentação, passou por uma metamorfose, de você mulher pra você mãe. Não há nada nesse mundo que você não seja capaz. É só você acreditar!


.........................................................................................................................................................
Escrevi esse texto pensando em como é difícil equilibrar o papel de esposa, mãe, mulher e empreendedora. Sou dona da loja virtual @sorrindobaby (www.sorrindobaby.com.br) e como fotógrafa @brenalimoel (www.brenalimoel.com),
Pensando em como é difícil dar conta de tudo e não ter reconhecimento. As pessoas não levam esses meus trabalhos a sério porque ainda tenho um emprego de 8h as 17h. E não importa quanto eu ganhe, sou respeitada por esse emprego e não por todos os meus outros papéis. E quantas de nós passamos pela mesma situação. Desanimam. Tem medo de abrir mão do emprego tradicional por falta de apoio quando o que mais queriam eram passar mais tempo com os filhos.
Lutem por isso. Lutem por vocês. Lutem pelo que querem. 

Beijos, 
Brena
mãe, mulher, empreendedora, dona de casa, fotógrafa, amiga e mais, muito mais!!!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!