24/02/2017

Como incentivar seus filhos a lerem



Sou daquelas mulheres que liam de tudo. Quer me deixar feliz é só me dar um livro. Pode até ser aquele bem melado, de banca de jornal. Sabrina, Julia, Históricos...  Aí a Sara nasceu e ter um tarde de sábado livre pra ficar na cama com um bom livro é tarefa das mais difíceis. Mas não impossíveis.
Meu gosto pela leitura começou com 6 anos quando passava o final de semana na casa da minha avó com todos os primos. Um deles tinha assinatura de Gibis da turma da Mônica então final de tarde depois de um dia cheio correndo pra lá e pra cá, a boa era deitar todo mundo no chão e ler Gibi até a hora da janta. Que época boa!!!

Infelizmente a realidade do Brasil é bem diferente disso quando se trata de leitura. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2012, que entrevistou 93% da população brasileira com cinco anos ou mais, cerca de 85% das pessoas afirmaram que nas horas vagas gostam de assistir à televisão. Apenas 28% citaram a preferência por ler um livro. Em média, o brasileiro lê pouquíssimo: apenas quatro livros por ano, e dois desses ainda por partes.
A importância do estímulo externo fica nítido pelos dados da pesquisa. Cerca de 87% dos entrevistados não leitores (que não leram nenhum livro nos últimos três meses anteriores ao levantamento) nunca foram presenteados com livros. Aproximadamente 63% nunca viram a mãe lendo, número que sobe para 68% quando se trata do exemplo paterno.

Algumas pessoas acham que os filhos precisam estar na fase de alfabetização para ser introduzido o habito da leitura. Errado! Você pode e deve incentivá-los desde bebês. Atualmente existe uma diversidade imensa de livros pra todas as faixas etárias com cores, textura e contextos para cada fase. Ler é divertido! É importante que as crianças criem uma relação agradável com os livros desde cedo, se associar a uma obrigação fará com que seus filhos tenham a sensação de estarem sendo punidos, dessa forma dificilmente sentirão prazer em ler o que pode acarretar dificuldades nos estudos no futuro. 


E como fazer isso?

1 - Torne a leitura mais atraente - O hábito da leitura deve ser incentivado desde o primeiro ano de vida do seu filho e pra isso vale de tudo. Livros coloridos, vozes, fantasias, instrumentos musicais, fantoches.
2 - Crie o hábito - Se não puder ler todos os dias, que seja dia sim, 1 ou 2 vezes na semana, mas dedique um tempinho pra isso. A hora de dormir é uma ótima hora pra isso mas não precisa ser a única.
3 - Interaja - Pergunte sobre a história, sobre os personagens. Se o seu filho tiver menos de 2 anos mostre as figuras, diga as cores, pergunte sobre os objetos da história, aguce o interesse dele pelo livro.
4 - Disposição dos livros - Para que seus filhos se interessem pelos livros eles precisam estar acessíveis e disponíveis pra eles. Livros em estantes dão a sensação de que não podem ser mexidos além do risco de subir e se machucar. Coloque os livros de forma divertida e ao alcance deles, na internet existem diversas ideias incríveis.
5 - Frequente livrarias e bibliotecas - Para adquirir o gosto pela leitura, a criança precisa se familiarizar com o ambiente de leitura", E, enquanto o acervo literário de casa é limitado, nas livrarias e nas bibliotecas a criança pode ter contato com uma infinidade de obras diferentes. Transforme as idas a livrarias, bibliotecas e feiras do livro em um programa de fim de semana. Hoje, nas grandes cidades, muitas livrarias e bibliotecas públicas oferecem atividades específicas para as crianças. E esse programa ainda é de graça. Algumas livrarias, inclusive, têm espaços para leitura (sem que os livros precisem ser comprados!
6 - Troca Troca - Se está cansada dos mesmos livros e não tem condições físicas ou financeiras de ter mais, que tal fazer um grupo de trocas? Em alguns lugares existem pontos de trocas de livros. Aqui no Rio de Janeiro costumo trocar no Imperator, no Méier. Mas se na sua cidade não tiver, faça um. Se reúna com suas amigas que também tem filhos para trocarem os livros. Pode ser bem bacana e uma possibilidade de se encontrarem pra conversar.


Eu recebi essa semana um livro do maior clube do livro infantil, o Leiturinha e adorei a ideia! É uma assinatura de livros bem bacana onde todo mês você recebe um kit todo especial de livros de acordo com a idade do seu filho e que contribuem para o desenvolvimento da turminha. Eles ainda possuem uma biblioteca digital maravilhosa pois se for pra ficar no tablet que seja de uma forma bem bacana não é mesmo?
A melhor parte é que se você fizer a assinatura semestral nos planos Uni e Duni basta usar o cupom UMAMENINA e você ganhará 50% de desconto no valor da primeira mensalidade. Legal né =)
 O livro recebido foi A fazenda, cheio de animais e de textura. Fez muito sucesso por aqui!!!Recomendamos!
Corram lá, façam sua assinatura e contem pra gente o que acharam.


Beijos,
Brena
Doida pra ler um livrinho em uma tarde chuvosa






Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!