07/06/2017

7 desenhos infantis educativos que seus filhos gostarão de assistir

 
 
Sabemos que brincadeiras ao ar livre, trabalhar com a imaginação e o lúdico é algo maravilhoso para a infância dos pequenos e que devem ser sempre incentivados. Mas atualmente existem diversos desenhos animados com um enorme potencial educativo que também podem ensinar e divertir ao mesmo tempo. Um não substitui o outro.

Por aqui já passamos pela fase das animações musicais como Galinha Pintadinha e Bita e Peppa também fez muito sucesso. Mas chegou o momento que eu percebi que ela só assistia Peppa porque era algo que ela já gostava por estar presente em todo lugar e era cômodo pra mim, prendia atenção por alguns minutos. Ela só gostaria de outras coisas se eu apresentasse pra ela então caberia a mim buscar desenhos animados que atraíssem a sua atenção e transmitisse alguma mensagem. Então está aí a minha lista dos nossos desenhos educativos preferidos.

1 - Dora, a aventureira

A Dora tem algo muito legal, a questão do bilinguismo do desenho. Ela fala português e ensina palavras em inglês incentivando que a criança repita e interaja com as ações do desenho. Na versão original, a Dora fala inglês e ensina seus telespectadores a falarem espanhol, isso justifica a aparência e o nome latino da personagem: Dora Marques.

É uma série da Nickelodeon e disponibilizada pela Netflix. São 8 temporadas em que Dora e seu amigo macaco Botas passam por diversas aventuras juntos com a ajuda do telespectador. Sara e eu adoramos e sempre respondemos e interagimos com a Dora. Pra quem gostar, a Dora tem um primo que é o desenho Go, Diego. Que segue a mesma linha com os animais.

2) A casa do Mickey Mouse
Gostar do Mickey não é algo difícil pra nenhuma criança ou adulto. Todos se apaixonam facilmente pelo rato encantador. Mas o diferencial desse desenho mais uma vez é a interação dos personagens com as crianças.  A série é destinada a crianças em idade pré-escolar, e eles sempre tem alguma missão ou problema para solucionar que envolve cálculos, geometria e diferentes enigmas. Apesar da Sara não conseguir responder a todos os desafios, alguns ela consegue responder muito bem ao Mickey e seus amigos.
A série é do canal Disney Junior e também está disponível na Netflix.
Um detalhe: Provavelmente você chegará no trabalho cantando: ♫ É a casa do Mickey / Vamos lá vai começar! ♪

3) Kazoops
Esse eu conheci por acaso essa semana e adorei! (Talvez até mais que a Sara, eu adoro ela falando: Kazupx)
É uma série do Netflix que conta a história de Monty, um menino de seis anos cheio de imaginação. Ele mora com seus pais, sua irmã e sua avô que é bem divertida e engraçada. Ele não desgruda de seu porquinho de estimação, Jimmy Jones. As aventuras do Monty são na imaginação, ele usa a expressão: Imagina só! E imagina coisas engraçadas e brincadeiras divertidas pra alguma situação do cotidiano sempre acompanhado de uma música deliciosa de ouvir. Incentiva as crianças a usarem mais a imaginação no seu dia dia.
Um ponto interessante no desenho é a diversidade da família. O pai lava a louça, faz as atividades domésticas, a mãe conserta carro, trabalha fora, a avó tem cabelo pro alto, a irmã tem cabelo azul e todos se amam e se respeitam demais, como uma família deveria ser.



4) Charlie e Lola
Esse é mais um daqueles desenhos de construção de relações. Charlie é um irmão mais velho super atencioso com a irmã Lola. Explica situações do cotidiano e ele de uma forma muito carinhosa e paciente dá asas a imaginação e criatividade da Lola. É um desenho fofo principalmente para irmãos. É um desenho simples e muito doce e por isso pode não chamar atenção e ser considerado um pouco bobo, o que não é. Passa na Discovery Kids e também no Netflix (gosto mais da dublagem dos primeiros episódios)


5) Sarah e o Pato
Ok, eu confesso que fui atraída pela animação pelo nome Sarah, mas aí eu descubro um desenho lindo e delicado. Sarah é uma menina de 7 anos que tem um pato de estimação. É interessante que no desenho não aparem adultos, exceto pela Senhora do cachecol. Uma velhinha que tricota e adora conversar. E aí vem uma sacada genial, nessa animação, só quem tem voz ativa são crianças e idosos. A sensação que eu tenho é que eles são ouvidos porque eles são importantes. As crianças são independentes, conversam sobre várias coisas, a vida é simples. Uma das coisas que Sara mais gosta é sentar em seu banco e relaxar. Em um mundo de adultos isso não é possível, parar, relaxar, e pensar... ah que inveja da Sarah. Durante a historia as vezes aparece algum adulto, um atendente, mas eles não possuem relevância no desenho. O mais relevante são as aventuras e as coisas simples da vida. A historia tem um narrador, o ritmo é lento, a trilha sonora é delicada e relaxante.
O desenho passa na TV Brasil e também está disponível no Netflix.


6) Floogals
Seguindo a pegada de aprendizado e descobertas, Floogals conta a história de 3 alienígenas que estão na terra descobrindo o nosso mundo e passando informações daqui para seu planeta. (Ok, contando assim me pareceu bem assustador pequenos seres nos observando) Mas não é bem assim. Os alienígenas foram cuidadosamente escolhidos para dar ideia de alguém descobrindo um mundo novo, e crianças nada mais são que isso. Tudo é novo pra elas. Coisas do cotidiano que podem ser normais pra um adulto, pra elas são uma novidade. O que é, pra que serve, como funciona. São questões respondidas de uma maneira muito divertida.
Os criadores da animação tiveram muita atenção na maneira como os Floogals aprendem as coisas: seguem as etapas do método científico, primeiramente com a observação, depois com a formulação de hipóteses, experimento, obtenção de resultados e, por fim, a conclusão.
Vale muito a pena assistir e passa no Discovery Kids.

7) O Show da Luna
E por último e o preferido: O show da Luna!
Genteeee, muito amor pela Luna e muito orgulho por ser uma série brasileira! Eu aprendo demais! Primeiro que a Luna é uma menina que não usa rosa (Amém), ela é uma cientista (sim isso é possível, mulheres cientistas) e ela junto com seu irmão Júpiter e seu furão Cláudio vivem aventuras para solucionar o porquê das coisas acontecerem.
O mais importante pra mim não é só o aprendizado, que é o foco principal do desenho. O que mais me atrai é a relação dela com o Jupiter. A Luna é aquela irmã que o irmãozinho admira e ela enxerga ele como igual, não como aquela criança que chegou pra atrapalhar. Apesar das idades, eles compartilham os mesmos amigos, as mesmas aventuras e as mesmas brincadeiras. Eu amo isso na Luna ♥
Depois as histórias e roteiros são muito bem bolados. A família da Luna participa efetivamente dos experimentos e reconhecem, apoiam e incentivam. Isso é muito importante para a criança. É um programa que incentiva perguntas e descobertas das crianças. Luna, Eu te amo!


E vocês, têm alguma sugestão de desenhos animados educativos?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!