08/11/2017

Como saber se você tem empatia pelo seu filho?



Criar filhos não é fácil, não tem receita de bolo ou um modelo a ser seguido, mas algo que tenho aprendido diariamente é: EMPATIA! Muito bonito na teoria que diz ser a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. 
FAZEMOS ISSO NA PRÁTICA?

É interessante como agimos com adultos e crianças de formas diferentes o que não faz muito sentido, afinal estamos educando-as para que sejam adultos melhores certo?

Não faz muito sentido eu sei, mas vamos analisar:

  • Se você encontrar seu amigo chorando você tentará consolá-lo ou vai ignorar?
    Por que então te dizem que se seu filho estiver chorando é besteira, é pirraça, é manha?
    Será que ele  não está sofrendo e aprendendo a lidar com alguma situação diferente pra ele? Ah mas logo depois ele fica bem. O fato de parar de chorar não quer dizer que não sofre ou sofreu com algo. Ninguém chora o tempo inteiro, nem com mortes, nem nas guerras. O fato de não chorarem não quer dizer que não sofrem.
  • Você diz ao seu marido que ele não vai sair da mesa se ele não comer tudo?
    Por que fazer isso com a criança? Se ela come besteiras a culpa é dela? Ela só vai comer o que tiver em casa ou o que é oferecido. Se você não tiver balas, guloseimas, nugget ou qualquer outra coisa ela não vai comer. Crianças não tem autonomia pra fazer compras. Culpa dela ou culpa nossa?
  •  Você obriga seu colega de trabalho a pedir desculpas e não arreda o pé dali se ele não o fizer?
    Por que então obrigar crianças a pedir desculpas quando cometem erros muitas vezes sem querer. Elas precisam entender e sentir realmente que se arrependem, as palavras "me desculpa" não tem poderes mágicos de absolvição se elas não entenderem o porque usam.
  • Você gosta de dormir com seu marido porque se sente mais segura, amada e acolhida certo?
    E porque seu filho tem que dormir sozinho no quarto dele? 
  •  Você acorda imaginando que terá um bom dia, tem rotina que está acostumada. Acorda, toma banho, toma café, deixa seu filho na escola, vai pro trabalho, volta, toma um banho, faz a janta, assiste tv, mexe no celular, brinca com seu filho e dorme. É isso que acontece praticamente todos os dias. Em um determinado dia, você acorda atrasada, acabou o café, seu filho demora pra acordar, você perde o ônibus, pega outro mais cheio, pega engarrafamento, começa a chover, aparece uma reunião que você não estava preparada porque esqueceram de te avisar e milhões de outras coisas. Tudo contribui para um dia péssimo e a sua vontade é sentar e chorar, você não faz porque não pode, mas se puder se isolar e chorar, fará. (Quem nunca?)
    Seu filho também tem uma rotina que ele está acostumado. Então quando você quebra essa rotina e decide fazer outra coisa, na melhor das intenções, pra ele é muito difícil. É por isso que ele se comporta mal na casa de alguém, quando algo de diferente acontece. Ele não sabia que teria a rotina quebrada, que o dia seria diferente, assim como você não sabia. Ninguém te contou.

ENTÃO POR QUÊ FAZEMOS ISSO COM AS CRIANÇAS? 

Eu não sei, estou aprendendo diariamente mas eu prometo que e se descobrir eu conto pra vocês!
Brena Costa

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!