02/04/2018

7 Coisas que todo mundo precisa saber sobre o autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.



O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

7 Coisas importantes que você precisa saber sobre autismo


1) Autismo é só um aspecto do caráter, mas não define ninguém como pessoa.

2) A percepção sensorial do autista é desordenada. Isso significa que sentidos como audição, olfato, paladar, toque, sensações que passam desapercebidas no seu dia a dia podem ser muito doloridas para alguns. Muitas pessoas podem estar falando ao mesmo tempo, música, anúncios, barulho da caixa registradora, celulares tocando, crianças chorando, pessoas tossindo, luzes fluorescentes. O cérebro nem sempre é capaz de assimilar todas estas informações.

3) Existe diferença entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer). Expressar e entender a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil. Por isso é importante ser claro, objetivo e específico.
Autistas podem ter dificuldades em entender abstrações ou frases de duplo sentido. Frases como "não enche o saco", não faz sentido quando o que você quer dizer é "não me aborreça". Gírias, piadas, duplas intenções, paráfrases, indiretas, sarcasmo dificultam a comunicação.

4) É difícil descrever sentimentos em qualquer momento da vida, mais ainda para autistas. Portanto preste atenção na linguagem corporal (retração, agitação ou outros sinais de que algo está errado). São pessoas que aprendem mais visualmente do que com a linguagem portanto ao invés de dizer o que fazer, mostre o que e como fazer. Esquemas visuais facilitam o aprendizado.

5)  Interações sociais podem ser difíceis, pode parecer que não querem brincar com  outras crianças no parque, quando na verdade não sabem como começar uma conversa ou entrar na brincadeira. Pode ser que fiquem muito felizes se forem incluídos ou podem  ficar nervosos e não saber lidar com determinadas situações. Crianças autistas tem mais facilidades com brincadeiras que tenham atividades com estrutura começo-meio-fim. Possuem dificuldades em "LER" expressões faciais, linguagem corporal ou emoções de outras pessoas.Isso significa que, se rirem caso alguém se machuque não é porque acha engraçado e sim porque não sabem como agir socialmente.
Exemplo: Se uma criança autista ri quando o outro se machuca, não é porque não se importa e sim porque não sabe se comunicar.

6) Tente encontrar o que provoca a perda de controle.  "chilique", birra, malcriação, escândalo, como você quiser chamar, eles são tão horríveis para a pessoa do que para você. E acontecem porque um ou mais dos sentidos foram estimulado ao extremo.Se você conseguir descobrir o que causa a perda de controle, isso poderá ser prevenido - ou até evitado. Mantenha um diário de horas, lugares pessoas e atividades. Você encontrar uma sequência pode parecer difícil no começo, mas, com certeza, vai conseguir. Tente lembrar que todo comportamento é uma forma de comunicação.

7) Como todo ser humano, autistas possuem muito potencial. São capazes de muitas coisas e possuem muitas habilidades que devem ser incentivadas para que se sintam úteis como qualquer ser humano. Ame sem nenhuma condição e elimine pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse…" ou "Porque ele não pode…" Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso. 
Ninguém escolhe ser autista. Sem ajuda a chance de alcançar uma vida adulta digna será pequena. Com suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa.
Paciência nos momentos difíceis.  Autistas podem não ser bons no contato olho no olho e conversas, mas mas não mentem, roubam, fofocam ... Podem não ser um Neymar no futebol, mas poderão ser os próximos Einstein, Mozart ou Van Gogh. Eles também tinham autismo.


SAIBA, APRENDA, COMPREENDA

Para saber mais, separamos 5  TEDs incríveis que falam sobre o tema e mudarão sua maneira de pensar não só sobre o autismo, mas também sobre a vida! Vale a pena conferir! (Não esqueça de colocar a legenda em português)


 












Comentem e compartilhem, o autismo é parte DESTE mundo e não um mundo a parte!


Referências:
autismo.com.br e psico.online

Saiba mais sobre mães de filhos autistas em 
  

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!