28/05/2018

Birras: 6 dicas de como lidar com elas

Um dos momentos mais desgastantes, que tiram toda mãe do sério são as tais da birra.
Eu costumo ter muita paciência, me afasto respiro fundo e isso evita que eu perca o controle.
Quando as crianças demonstram a imaturidade (natural e esperada) relacionada a sua idade e condição, é vital que nós como pais, demonstremos a nossa maturidade (necessária e protetora). Afinal de contas a birra nada mais é do que uma forma que seu filho encontrou de comunicar um sentimento, uma experiência, a insatisfação com um momento que ele ainda não sabe lidar. 
Nós somos os adultos, nós temos a experiência, nós que deveríamos ter a inteligência emocional para lidar com o conflito, certo?

 


Na maternidade não existe receita mas eu aprendi a lidar com as birras da seguinte forma:

1 - afastar e respirar

Respirar quantas vezes for necessário para que eu lembre que eu sou o adulto da situação portanto gritar, chorar, reclamar, bater não vai resolver.  Eu sou a pessoa madura da relação lembram? Devo dizer ao meu filho para parar de gritar, gritando? Devo ensinar que as coisas são resolvidas no tapa e no grito?Portanto se afastar e respirar é necessário.

2 - Não importa o que os outros pensam

Os outros tem suas próprias verdades e maneira de lidar com as situações. Mas a educação da minha filha é algo entre ela, o pai dela e eu. E não estou preocupada com o que vão pensar ou dizer. Isso inclui, avós, sogros, amigos... é pesado, eu sei, mas necessário.

3 - Cada família, cada birra

As pessoas são diferentes e lidam com problemas de formas diferentes. O que funciona pra um pode não funcionar pro outro. Aceite isso e evite comparações.

4 - Não existe certo e errado

Se quiser ceder, ceda. Se quiser ser firme, seja.
Não existe certo ou errado. Existe momentos e aprendizados. Em algum momento pode valer mais a pena ceder a alguma birra do que o enfrentamento e está tudo bem. Aquele doce cedido no meio da rua para evitar gritos e choros não quer dizer que você é fraca e seu filho um pequeno manipulador, e sim que você naquele momento estava cansada demais para entrar em uma briga e está tudo bem.

5 - Você pode ter responsabilidade sobre o motivo

As vezes o motivo da birra pode ter sido responsabilidade sua por não ter observado os sinais.
Querer sair na hora que a criança dorme, não respeitar a rotina, etc. Muitas vezes somos responsáveis pelas birras e nem percebemos. Agimos de uma maneira em um momento e de outra forma em outro momento. 
Você sempre compra o sorvete na saída da escola e um dia não comprou. Pronto: birra! Até que ele entenda que a vida é assim. 
A criança tem horário para comer, para brincar. Um dia, sem aviso prévio você resolveu sair no horário da soneca: Pronto: birra! 
Você cobra que seu filho come na mesa, mas você come no sofá. Pronto, birra! 
E assim a vida segue, vamos aprendendo e nos educando.

6 - Após a fase crítica

Não deixe passar, converse com seu filho sobre o que aconteceu e se foi correta a forma que agiu. Tudo com muito carinho, respeito e consciência. Mas não perca a oportunidade de fazê-lo refletir sobre o assunto.


E lembrem-se, a parte mais difícil de educar filhos, é reeducarmos a nós mesmos.
Essa é a maneira como eu lido com as birras, e você?

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Brena amei a postagem meu filho esta nessa fase e como é dificil rsrs
    Adorei as dicas !
    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br

    ResponderExcluir

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!