12/05/2020

Escrita espelhada, você sabe o que é?


O processo de alfabetização é uma novidade e tenho aprendido muito sobre o assunto, estranhei quando as letrinhas ao contrário apareceram por aqui, acontece aí também? 


Mas o que é isso?

Primeiramente, é importante percebermos que nós adultos somos fortemente contaminados com noções rígidas de “certo” e “errado”: se a criança está agindo ou pensando da mesma forma que nós, então ela sabe, ela está certa, está aprendendo. Caso contrário, se ela assimila, ou entende uma situação de uma maneira distinta da nossa, que não está de acordo com nossas concepções e crenças, então ela está errada. Não está aprendendo. E, se não está aprendendo, então deve ter dificuldades, problemas, e assim por diante.

E é por isso que as vezes somos levados a buscar justificativas para os erros e enganos das crianças com patologias ou distúrbios. Os espelhamentos de letras são super comuns, não há nada de errado, é um processo natural de aprendizagem. 

Precisamos ter a consciência que as crianças começam a construir a língua escrita muito antes de entrarem na escola. Escrever requer maturidade e vivências que passam primeiramente pelo corpo. Por isso, a Educação Infantil, mais uma vez, tem uma função preciosa ao proporcionar para a criança estas experiências, já que tudo aquilo que sentimos e vivenciamos com o corpo, torna a aprendizagem muito mais significativa.

Escrever não é uma ação tão simples quanto parece, a criança tem que manipular um repertório de  habilidades motoras finas e complexas,  um processo que envolve muitas funções cerebrais, tais como atenção, memória, percepção  (integração e interpretação de dados sensoriais), entre outras. O processo de aprendizagem da  escrita envolve a integração viso-espacial, ou seja, visualizar o que está  sendo apresentado, localizar o lápis, acomodá-lo de forma satisfatória na mão, direcioná-lo ao  caderno e iniciar a sequência de movimentos numa tentativa de escrita. Parece fácil mas não é. Com o tempo e a repetição, este processo será automático, ou seja, não  precisará de monitoramento cerebral constante para execução da tarefa e a criança terá  condições de aumentar o nível de complexidade.

O que fazer? 

A criança precisa se conscientizar sobre as suas dificuldades. Não é simplesmente apontar o erro, mas questioná-la, fazê-la perceber e tomar conhecimento sobre como fez, porque fez e como deveria fazer. 

Fique atento se a criança que costuma espelhar letras não é canhota, pois estas, tem um pouco mais de desafios para escrever do que as destras, pois o movimento para escrever, em nossa cultura ocidental é da direita para a esquerda, o que obriga os canhotos a fazerem o movimento contrário da sua mão para a escrita.


E o mais importante de tudo: Relaxar, eles vão aprender no tempo deles. 💞

Você já havia pesquisado sobre isso? Rola espelhamento por aí? 
Conte mais sobre essa experiência e compartilhe com outras mães que estão em fase de alfabetização 



Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!