09/08/2016

Como conciliar a vida de mãe, esposa e mulher

Algumas pessoas me perguntam como eu dou conta de tantos perfis. Sim, pois nós mulheres temos vidas duplas, triplas, quádruplas... eu sou uma dessas. É muito comum você não conseguir dar conta de tudo com a mesma qualidade, é impossível ter 100% de aproveitamento em todas as áreas. Por isso é frequente que no primeiro ano de vida do bebê, a área que mais fique de lado na vida da mulher seja a pessoal. A relação entre o casal, os amigos e da mulher com ela mesma normalmente ficam comprometidas.



Depois de muitos conflitos, internos e externos, decidi organizar a vida e essas são dicas que funcionam muito comigo.


1 - Organize-se
Anote, anote tudo que você tem para fazer. No início eu tinha um caderno onde eu anotava tudo, coisas pra fazer, pra pagar, checklists. Hoje tenho um planner da We love planner feito especialmente pra mim e atende qualquer mãe e mulher e eu super recomendo, não sei como conduzir meu dia sem meu planner. Coloco tudo ali, coisas como: pegar dinheiro no banco, pagar faxineira, ligar pra amiga, mandar mensagem pra irmã, fazer post no blog, marcar hora no salão, vacina, ligar pra pediatra... tudo, sabe o que é tudo? Tudo está no meu planner. Inclusive minhas inspirações, metas, coisas que tenho que comprar, sejam elas coisas básicas ou desejos como trocar o sofá, viagens, etc. É uma ferramenta de trabalho pra mim e é isso que me ajuda no meu dia a dia a não esquecer das coisas. Quem me segue no meu snap já viu ele por lá :)


2 - Metas
Tenha metas, coisas que você pretende fazer, e coloque ações pra chegar a essas metas. Se a meta for juntar dinheiro as ações pra alcança-las tem que ser sua prioridade e precisam estar no seu checklist diário. Toda meta vai gerar ações. Exemplo: Se a meta for emagrecer as ações será: comprar frutas pra semana, pesquisar receitas saudáveis, cardápio do dia X, Marcar nutricionista, pagar academia... todas essas ações estarão relacionadas a sua meta, se você não colocar suas ações você nunca chegará a sua meta.

3 - Tenha tempo pra você
Se você não se olhar no espelho e não gostar do que vê, dificilmente conseguirá ânimo pra fazer as coisas. Ir ao salão, fazer o cabelo, organizar o guarda roupa... não são supérfluos, são fundamentais pro seu bem estar e se você não estiver bem, seus filhos, sua família, seu trabalho... toda sua vida será impactada. Busque tempo pra você. Não tem problema nenhum pedir ajuda pra sua irmã, sua mãe, sua sogra pra ficar um pouco com seu bebê pra você cuidar de si mesma. É difícil pedir ajuda, mas deixe o orgulho de lado e faça.
4 - Namore
Uma das partes mais afetadas após a chegada dos filhos, certamente é a vida do casal. Nunca mais será como antes. Namorar a qualquer hora, qualquer lugar... já era, acabou, mudou. E a relação sofre muito com isso.
Trabalho, chefe, pressão, prazos, contas, filhos, escola, doenças, cuidar da casa, da roupa, da comida, faculdade, inglês, pós, mestrado, doutorado, academia, cabelo, pele, maquiagem... amiga, eu sei, é muita coisa. E depois de se preocupar com tudo isso, ficar bonitinha, cheirosinha e disposta a dar umazinha.... Você respira fundo e fala "uma rapidinha e olhe lá". É amiga, eu sei. É difícil, sinta-se abraçada. O que você acaba fazendo? Vai tirando coisas dessa lista, normalmente começamos pela academia, depois tiramos o salão, um curso... e quando não tem mais o que tirar, você tira o seu casamento, porque se não for um marido parceiro, que ajude nos cuidados da casa e dos filhos, pelo contrário, se for uma pessoa que vai gerar mais trabalho e demandar mais tempo de você, ele será o próximo a entrar no corte.

O cansaço de tentar equilibrar tantas vidas, tantas funções também não ajudam e muitos casamentos não aguentam a pressão e acabam. Busque o equilíbrio sempre. Coloque o seu casamento como meta e no seu planner ações pra isso. Uma ida ao motel, um vale night, um cinema, uma mensagem mais picante. Coloque lá na sua lista de coisas pra fazer, enviar uma mensagem picante, porque não?!

5 - Defina suas prioridades
Você tem mil coisas pra fazer mas quais são as mais importantes? Você sabe? Você pode dizer que seus filhos são importantes mas quanto tempo você passa com eles, SOMENTE eles? Sem celular, sem televisão, sem nada que não seja, estar com eles, ouvi-los, brincar, participar?
Falamos que nossa família é importante mas muitas vezes dedicamos pouco tempo a ela, organize isso.
Separe sua vida por partes e defina prioridades. As vezes o inglês naquele momento pode ser mais importante que o mestrado, mas surgiu uma oportunidade. Faça escolhas de acordo com suas prioridades mas não deixe de se colocar nas prioridades. Não dá tempo de ir a academia todos os dias? Tente fazer um pilates em sua hora do almoço, duas vezes na semana. Defina suas prioridades sem esquecer de você.

E é assim que eu organizo minha vida e meus diversos perfis. Sou mãe, militar, esposa, blogueira, empreendedora, dona de casa, fotógrafa, amiga, filha e mais... muito mais!!! Só não sou perfeita, mas espero que essas dicas te ajudem.

Beijos,

Brena Bombril, 1001 utilidades

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Brena que post maravilhoso,adorei!
    Ótimas dicas!
    To precisando seguir algumas delas rsrs
    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!