03/01/2018

Por que seu filho assiste vídeos no youtube

 Como toda criança de 3 anos, a Sara gosta de desenhos como Dora aventureira, Daniel Tigre e de princesas como Frozen e Rapunzel. Mas o que deixa ela muito feliz é assistir vídeos de massinha e baby alive no youtube. Isso me incomoda demais, afinal, não faz o menor sentido pra mim ela parar na frente da TV ou tablet para assistir outras crianças (e até mesmo adultos) brincando ao invés de brincar com os próprios brinquedos.



Me assusta também porque o mundo do conteúdo infantil no Youtube é um abismo. Você começa assistindo a um video da galinha pintadinha e termina assistindo videos de brinquedos e crianças abrindo ovos com massinha ou até mesmo adultos com suas vozes agudas brincando. (não faz sentido eu seeeeeiiii). Isso na melhor das hipóteses, pior, é quando um video inocente te leva a um conteúdo perturbador e grotesco, geralmente inadequado ao público infantil. Nada de sexo ou violência excessiva, que, se aparecem no YouTube, costumam ser removidos ou são restritos para menores de 18 anos. Mas com frequência surgem nos desenhos episódios de tortura, morte, escatologia, sangue, sofrimento, estranheza, entre outras possibilidades que facilmente assustam crianças mais novas.Para um adulto, os primeiros segundos já bastam para identificar o vídeo como uma versão tosca do desenho original. O traço é mais mal acabado, a animação menos sofisticada. Uma criança pequena dificilmente fará esta identificação imediata. A sensação de que algo está errado surge apenas diante dos atos incomuns desempenhados pelas caricaturas.


Diante disso, eu controlo o tempo inteiro o que ela assiste. 
Youtube em casa só é assistido na TV da sala onde posso sempre acompanhar o que está passando. Tablet ou celular apenas em situações de emergência como viagens, passeios de carro ou restaurante. (Ainda assim sempre prefiro levar brinquedos e uso como último recurso). 

Mas, por quê esse conteúdo encanta os pequenos? 


Com os vídeos das crianças entre os conteúdos mais vistos na história do YouTube, cientistas, videomakers e comerciantes estão tentando descobrir o algoritmo para o que faz os telespectadores jovens tão obcecados com eles.

Acontece que as razões pelas quais as crianças estão tão atraídas por vídeos no YouTube e o aplicativo YouTube Kids não são totalmente surpreendentes, mas agora você saberá o por que ele assiste Galinha pintadinha por horas. você saberá o que está acontecendo dentro de seus cérebros enquanto se sentam lá com a boca aberta como você Ouça pela enésima vez, "Mommy Finger, Mommy Finger, onde você está?" (Desculpe.)
  1. Eles adoram estar no comando. Se você tem um bebê, você já sabe disso. A programação do YouTube sob demanda dá-lhes uma sensação de controle.
  2. Eles têm curtos períodos de atenção. Os vídeos curtos são basicamente doces cerebrais. 
  3. Eles são curiosos e adoram surpresas, gostam de coisas fechadas e o prazer de desembrulhar. É por isso vídeos de ovos surpresas fazem tanto sucesso.
  4. Eles são atraídos por cores brilhantes. Eles podem ser hipnotizados por um mapa do tempo, desde que seja semelhante a um desenho animado, bem colorido. 
  5. Eles gostam do familiar. Sim, seu filho, pelo menos por enquanto, provavelmente prefere um elefante terrivelmente desenhado cantando do que filme mais bonito da Disney. Porque o filme tem um enredo mais longo. As crianças pequenas estão predispostas a tornar-se obsessivas em relação a coisas mais curtas.
  6. Eles gostam de assistir as mesmas coisas diversas vezes em uma busca de compreendê-la. Eles estão absorvendo toda essa repetição, e a capacidade de aprender algo novo é gratificante.

Não há consenso sobre se o conteúdo das crianças no YouTube é bom ou ruim para o desenvolvimento. Por enquanto, a maioria dos especialistas diz para tratá-lo como pequenas porções de bolo geralmente são boas, mas é melhor dar-lhes algo mais substancial, como brinquedos reais.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Encontrei sua página ao pesquisar o assunto "feira da gestante e do bebÊ". Estou com 23 semanas e esperando ansiosa pela feira q vai acontecer aqui em Salvador na próxima semana. Quanto ao assunto acima, meu sobrinho de 7 anos é louco por esses tutoriais de brinquedos no You tube e estou refletindo com vc essa coisa de assistir ao invés de colocar a mão na massa (brincar).

    ResponderExcluir

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!