20/12/2017

Quando você deve ter outro bebê?

Às vezes, mais difícil do que a decisão de ter um filho, é se devemos ter OUTRO filho. Essa pergunta tem sido muito recorrente e Sara tem pedido "uma irmã bebê". 
A questão então passa a ser: Quando? Qual é o melhor momento para ter o outro filho?



O intervalo de nascimento entre irmãos, é um tema maciço de análise - para os economistas, os sociólogos, a Organização Mundial da Saúde e, acima de tudo, os pais, que devem pesar estrategicamente os fatores, as finanças, suas carreiras, sua disponibilidade, etc. E então, é claro, a decisão pode não estar em suas mãos, pois não é como se você pudesse simplesmente escolher uma data no calendário e digitar "bebê novo". É muito complexo e muito pessoal.

Embora você nem sempre possa escolher o momento, você pode saber o que esperar em cada intervalo de idade. Aqui estão alguns prós e contras de cada intervalo, como explicado pela ciência e alguns pais reais.

Nota: A informação é generalizada e aplica-se principalmente a famílias que passam de uma para duas crianças. Uma vez que existe vários intervalos de idade, não é possível resumir perfeitamente. Além disso, quando você tem filhos com necessidades especiais, isso também muda as coisas. Como mencionei, é tudo muito complexo e muito pessoal. É só uma SUGESTÃO! 

DIFERENÇA MENOR QUE 1 ANO E MEIO


A essência: é a abordagem "tudo de uma vez". Você já está no fundo do posso, por isso pode fazer sentido para tarefas múltiplas. Há eficiência e possíveis economias nesse plano feito. (Isto é, se você tiver apenas dois filhos.)  Você consolida os anos cansativos em que está em 'modo bebê'. Você se torna uma máquina eficiente de troca de fraldas, escovação de dentes e alimentação. Você aprende a fazer malabarismo com dois pequenos seres que dependem tanto de você. Sabe toda a dificuldade do primeiro bebê? Multiplique os tempos e adicione mais cocôs e trocas de fraldas.:D

Prós:

  • Você já tem todo o material necessário ali a disposição como cadeirões, berços, brinquedos. Então uma vez que a fase tenha acabado, nada de guardar tranqueira.
  • As crianças podem ter os mesmos interesses, brincar com os mesmos amigos e assistir aos mesmos desenhos, pelo menos nos primeiros anos. Isso facilita a sua vida.
  • Você pode evitar problemas (maiores) de ciúmes com seu primogênito, com a chegada do novo bebê. Seu filho mais velho é muito jovem para entender completamente o que tudo isso significa - para que ele seja menos propenso a agir ou a rejeitar o novo bebê do que se fosse mais velho. Além disso, porque ele não teve mãe e pai sozinho por tanto tempo, ele pode não esperar tanta atenção ou tratamento preferencial.
  • Você pode economizar dinheiro. Isso pode ser difícil de entender porque há múltiplas tarefas e gastos, mas é necessário pensar estrategicamente, por exemplo, contratar uma babá para duas crianças jovens pode ser mais barato do que pagar pela creche para dois irmãos de idades mais distantes.
  • Os anos de bebê são uma fase curta (sim, eu juro que é) de sua vida, e você pode compartimentá-los em seu cérebro como tal. Uma vez que eles cresçam e você sinta o gostinho da liberdade, poderá ser difícil recomeçar.
  • Seus filhos brincarão juntos e serão bons companheiros de brincadeiras ( e isso poderá te proporcionar um tempinho livre a longo prazo. Foca no futuro!)

Contras:

  • O corpo de uma mulher pode não estar pronto para outro bebê com tanta rapidez. (atenção, não é uma certeza). De acordo com um estudo publicado no International Journal of Obstetrics and Gynecology, as mulheres que ficaram grávidas no prazo de um ano após o parto apresentaram duas vezes mais probabilidades de ter aquele novo bebê nascido prematuramente, em comparação com as mulheres que esperaram pelo menos 18 meses. Estar grávida dentro de seis meses de um nascimento vivo também está associada a um risco aumentado de parto prematuro, desprendimento placentário, baixo peso ao nascer, distúrbios congênitos e esquizofrenia.
  •  Você precisará aprender a fazer duas coisas ao mesmo tempo. 
  •  Você pode sentir que sua atenção está sempre dividida e que não conseguirá dedicar muito tempo a cada filho.
  • A vida pode ser muito estressante por um tempo. Mães de gêmeos ou irmãos próximos têm maior risco de depressão pós-parto.


DIFERENÇA ENTRE 1 ANO E MEIO E 2 ANOS


A essência: você não esqueceu completamente o básico do recém nascido, mas você teve pouca chance de respirar. Seus filhos ainda estão próximos o suficiente em idade para compartilhar - e brigar também - e possuem muitos interesses comuns (brinquedos, o "bom lugar" no sofá e a atenção de seus pais).

Prós:

  • Uma diferença de idade de dois anos geralmente deixa o corpo de uma mãe se recuperar entre gestações.
  • As crianças ainda poderão crescer nas mesmas escolas juntas.
  • Você ainda pode, em geral, mantê-los em horários semelhantes (com cochilos, hora de dormir, etc.)
  • A criança mais velha geralmente abraça orgulhosamente seu papel como irmão ou irmã mais velha, e pelo menos tenta ajudar com o bebê.

Contras:

  • A rivalidade entre irmãos pode ser intensa.
  • Uma criança no seu Terrible Twos (aquela fase de birras e descobertas)  mais um recém-nascido pode fazer sua casa explodir.
  • Quando o novo bebê chega, seu filho pode (temporariamente) transformar-se de volta em um bebê, isso significa que poderá regredir em algumas situações e dar trabalho como voltar a chupar dedo, atrasar o desfralde, etc. 
  • A criança mais velha pode não entender o conceito de ser gentil com o novo bebê.

 DIFERENÇA ENTRE 3 E 4 ANOS

A essência: este espaço dá aos pais algum tempo para se sentirem confortáveis em seus papéis e descobrir o que funcionou e o que não aconteceu pela primeira vez. (Desculpe, primogênitos de cobaia ♥). Com essa lacuna, as crianças mais velhas terão interesses e amigos únicos, o que permanecerá quando o novo bebê nascer, de modo que suas vidas não sejam completamente interrompidas.

Prós:

A criança mais velha pode ajudar - de verdade - com o novo bebê. E você pode dizer-lhes coisas como que o bebê está dormindo, então você precisa ficar quieto e não puxá-lo com força, e ele é capaz de entender (cumprir é outra história).
A criança mais velha será mais independentes, são capazes de se alimentar sozinhas, ir ao banheiro, vestir-se, e distrair-se sozinha exigindo menos atenção todo o tempo.
O espaço entre irmãos com pelo menos dois anos de intervalo os torna mais inteligentes, de acordo com pesquisas de um professor de economia da Universidade de Notre Dame (ele que disse, não eu).

Contras:

  • Se o filho mais velho estiver na escola por exemplo, podem trazer para casa muitos germes que podem levar o novo bebê a ficar doente. De acordo com um novo estudo, crianças com menos de 2 anos são duas vezes mais propensas a ter sintomas graves de gripe se tiverem um irmão ou irmã mais velha. Isso porque adultos possuem cuidados e preocupações com higiene que as crianças muitas vezes não tem. O irmão está brincando e corre pra abraçar o bebê. Um resfriado leve em uma criança mais velha é mais perigoso para um recém nascido, e muitas vezes o irmão não entende que não poderá se aproximar do mais novinho. E por aí vai.
  • A rivalidade entre irmãos ainda é muito real. E agora, as crianças mais velhas são maiores e mais fortes.

DIFERENÇA MAIOR QUE 5 ANOS


A essência: os pais podem ter recuperado sua sanidade, e podem estar muito mais descansados ​​e relaxados, criando seu segundo bebê. O primeiro filho estará na escola, então as mães e os pais conseguem curtir melhor o segundo, da mesma forma que eles experimentaram com o primeiro. E justamente por ter mais tempo, mais espaço e as coisas parecerem encontrar seu caminho,  pode ser difícil recomeçar.

Prós:

As diferenças de idade maiores beneficiam academicamente a criança mais velha.
O espaço pode dar aos pais um tempo extra para terem se dedicado as suas carreiras.
Você pode realmente se concentrar em cada criança separadamente.
Seu mais antigo pode ajudar com o filho mais novo (eventualmente).
Mesmo que a suposição é que os irmãos com grandes diferenças de idade não se tornarão próximos, não é verdade na idade adulta. O vínculo de cuidado e proteção é algo muito forte entre irmãos.

Contras:

As crianças podem não ser companheiras muito próximas no início. 
Você pode sentir que está começando a partir do zero - novidades de alimentação, cadeirinhas, atividades. E dirá constantemente: no meu primeiro filho não tinha nada disso... 
A menos que tenha guardado tudo por mais de 5 anos, terá que comprar tudo de novo. Roupas, brinquedos, etc. 
Atenção ao relógio biológico, quanto mais tempo passar, mais difícil pode ser engravidar.


E vocês, o que acham?
Já tiveram o segundo bebê? 
Quanto tempo de diferença? Como foi?
Compartilhe conosco seus pensamentos e experiências.


Texto original traduzido e adaptado pelo blog UMAMENINA.COM

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!