01/03/2016

O que toda mãe deveria saber sobre dizer NÃO

Aqui temos uma bebê de quase 1 ano e 2 meses e você já devem imaginar como são os meus dias:

Sara não mexa aí
Sara não suba
Sara não pegue isso
Sara não pode
Sara tira a mão da tomada
Sara não desligue a televisão
Sara não mexa no lixo

Sara NÃO NÃO NÃO NÃO!!!
E vocês já devem imaginar o que acontece. No minuto seguinte, ela está fazendo a mesma coisa. 

Não, ela não está testando minha autoridade. Ela não é um bebê do mal que quer me tirar do sério o tempo inteiro e me sacanear. Ela só é uma bebê curiosa, uma bebê normal. E após refletir eu descobri que o NÃO, NÃO FUNCIONA!!!

Vamos lá, há pouco mais de 1 ano ela estava dentro da minha barriga, quietinha, em seu mundinho apertado. De repente... BUUUM. Nasceu. pessoas estranhas, vozes, temperatura diferente e desde então um mundo de sensações e aprendizados. Tudo novo, tudo rápido, tudo intenso. Sério, deve ser bem complicado ser bebê. As coisas acontecem bem rápido. Ela era um bebezinho, mexe perninhas, bracinhos, logo está girando, rolando, se arrasta, engatinha, anda. Tantas cores, tantas texturas, tantos sons. Percebe que pode se mover, que pode falar, pode subir e descobre rapidamente o que Newton demorou uma vida inteira, que toda ação tem uma reação. Joga as coisas no chão pra buscarmos, sobe nas coisas, espalha tudo. Por quê? Por quê é divertido. Por quê é curioso. Por quê é novo. 

E aí, no meio de tantas novidades viramos uma máquina de NÃO! Se me filmassem acredito que eu falaria mais de mil nãos por dia, até que eu mudei minha abordagem. Vamos observar a diferença:

Sara não mexa no carregador do celular!!!   X     Aaaah você quer mexer no carregador do celular. Você quer encaixá-lo na tomada? você sabia que você pode acabar se machucando? Já que você gosta de encaixar que tal se fôssemos brincar com seus brinquedos de encaixe e você me mostra como faz. 

Quando seu bebê quer fazer coisas perigosas, na verdade ele está apenas tentando repetir situações comuns que fazemos e/ou estão curiosos. Até ontem eles estavam em sua barriga, ele não tem como saber o porquê não pode fazer as coisas. Antes de usar o não de primeira, tente colocá-lo com última opção. Como?

1º -  Reconheça a necessidade da criança. Antes de dizer o não experimente usar a palavrinha mágica "Ah!..." 
Ah você quer brincar com meu celular? Ah você gosta de pular na cama? Ah você quer mexer no lixo?

Não quer dizer que você concorde com o que está acontecendo e sim que você reconhece a necessidade da criança.

2º - Participar, explicar a verdade e propor acordos.
- Você gosta de brincar com meu celular, eu também gosto muito dele, é divertido não é mesmo? Mas tem muitas coisas que você ainda não sabe mexer e pode acabar quebrando, então vou ficar aqui do seu lado e te ajudar tá bom? 
- Pular na cama é muito divertido mas você pode acabar caindo se eu não estiver por perto que tal ao invés disso irmos brincar no quintal?
- você quer ver o que tem no lixo né. Aqui colocamos o que não usamos mais, você quer me ajudar a colocar essas coisas no lixo e depois levamos pra lixeira juntos pro lixeiro levar nosso lixo embora?

 Não quer dizer que você nunca dirá NÃO aos seus filhos, mas experimentem fazer esse exercício. Aqui tem funcionado bastante, é diário, todo tempo, todo minuto. Reconhecer que eles são páginas em branco prontas para serem escritas, somos co-autores desses livros e que não é nada fácil ser criança.

Sara fazendo bagunça no meio das panelas, tirei a roupa dela, dei algumas coisas que ela pudesse brincar e ficou ali me ajudando a fazer o jantar :)

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Brena, que bom que agora consigo ler teu blog! Porque esse post era o que eu estava precisando. Falo tantos "nãos" que já perdi a conta. E realmente não adianta. Vou tentar outra abordagem. Vou fazer como você. Obrigada!
    Ah, Miguel também fica assim igual a Sara, quando vou preparar o almoço /jantar, rs.
    Beijos.
    Erica Moraes.

    ResponderExcluir

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!