11/10/2016

Desfralde: Você está respeitando o tempo do seu filho?

Existem muitos assuntos polêmicos e difíceis na maternidade: amamentação, alimentação e desfralde são alguns deles. Não há receita de bolo, mas se pudéssemos dar uma dica seria: Confie!!! Confie em seus instintos, em sua intuição. Sexto sentido materno é real, existe mesmo!!! Acredite neles e acredite em você.

 Segue abaixo um maravilhoso relato sobre desfralde, desfrute.

 

Espero que este desabafo alcance o máximo de famílias, e que eu possa ajudar de alguma forma!A maternidade, com seus encantos e desencantos, e o tal do desfralde. Olha, que coisa mais difícil...
A gente lê, a gente se prepara, mais na hora só quem passa por isso é que sente na pele a dificuldade.
Demorei a entender que cada criança tem seu tempo, preparação e principalmente tem sua segurança na hora de dar mais um "salto" á frente.
Estou falando do desfralde do cocô. Meu filho completou recentemente 4 anos de idade e só essa semana ele conseguiu fazer o cocô na privada. E aqui conosco não adiantou seguir o que a sociedade impõe quando chega uma certa idade da criança, ou até o que os "mais experientes da família" sempre aconselham ou sugerem.
Com meu filho foi do jeito dele, na hora que ele se sentiu mais preparado.

O cocô ele fazia na fralda, sentado na privada. Ele tinha medo de tirar a fralda, tinha medo que doesse. Começamos comprando livros pra ajudar a nossa leitura, pesquisamos muito a "hora certa" do desfralde, que algumas teorias dizem que tem que ser a partir dos 2 anos de idade ou até antes... mas nossa pesquisa era sempre com o pensamento imposto para a idade.
E assim compramos penico e aquela tampa do vaso que se adapta. Conseguíamos perceber que ele dava sinais de que queria fazer cocô e corríamos com ele pro penico. Mas nada adiantava. Até que ele fez sua primeira bolotinha, que pra mim e meu marido foi motivo de festa. Mas ele se assustou quando olhou pro penico e chorou. Dali percebemos que ele ainda não estava preparado.

O tempo foi passando, e ele completou 3 anos de idade. Família, vídeos na internet, mais livros de leitura nos forçavam a tentar o desfralde novamente. Tudo o que escutávamos e líamos era que já estava passando da hora do desfralde acontecer. E aquela cobrança em cima da gente nos entristecia. E aí começamos a forçar nosso filho. A nossa calma foi tomada pela impaciência; a psicóloga da escola nos falou pra deixarmos ele sem fralda que uma hora ele não iria aguentar de vontade e faria na privada. E sugeriu que déssemos alimentos laxantes e azeite pra forçar o intestino. Ele pedia pra fazer cocô, corríamos pro banheiro e nada adiantava. Ele pedia pra colocar a fralda chorando e a gente não colocava. Ele ficou segurando a vontade por 7 dias. Foram os piores 7 dias da nossa vida, porque a cada tentativa vinham gritos, choros e carinhos, tudo alternado.

O desfralde noturno foi comprometido, ele começou a fazer xixi na cama. Eu comecei a levantar 2 vezes na noite pra trocá-lo. Eu que estava esgotada de cansaço em todos os sentidos.
No sétimo dia de tentativa, ele chorou muito e pediu pra colocar a fralda pra dormir. Nem hesitamos tamanho nosso desgaste. Porém víamos uma expressão de medo no rosto dele, como se estivesse fazendo algo errado. Ele se deitou e dormiu, mas logo nos chamou no quarto chorando porque tinha feito cocô. Naquele momento eu o abracei tão forte e disse que ele não precisava se preocupar com mais nada. Pedimos desculpas e saí do quarto chorando, me sentindo culpada por tudo, porque eu havia percebido que eu não estava agindo corretamente.

Mãe tem sempre que se culpar por tudo né, principalmente pelo que julgamos insucessos na maternidade. Mais foi como me senti: culpada.

Quando ele dormiu novamente, o marido veio chorando também, e juntos conversamos com uma amiga que sempre nos aconselha. Naquela noite ela nos mostrou esse texto maravilhoso http://www.cientistaqueviroumae.com.br/blog/textos/desfralde-com-respeito-entre-fraldas-calcinhas-e-cuecas. Foi a nossa salvação, foi nosso entendimento. Nosso filho no auge dos seus 3 anos e meio ainda não estava preparado para este desfralde.
Desde aquela noite mudamos nossa postura e deixamos nossa intuição falar mais alto novamente. Pacientes no processo, com muita conversa cheia de carinho e amor.
Semana passada ele fez seu primeiro cocô na privada. Largou a fralda, sentou no vaso sanitário e disse que ele já era grandinho e não precisava mais da fralda. E com toda confiança seguiu o percurso. Ele ficou tão feliz com a conquista, ele está tão orgulhoso! Todos estamos mais felizes!
A minha lição: acreditar mais na minha intuição e confiar no meu filho em cada etapa que ele vive. Não forçar nada se ele não estiver preparado. E conversar com muita paciência e amor sempre respeitando seu limite.

♥ ♥ ♥ Depoimento maravilhoso retirado do site www.partocomrespeito.com com autorização ♥ ♥ ♥

Beijos
Brena Costa
Preparando-se psicologicamente pra mais essa fase. Medoooo

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oiii Brenda, muito interessante esse post!
    Realmente o desfralde não tem ano e mês certo, a hora certa é quando a criança está pronta.
    Aqui em casa só começamos o processo de desfralde quando a Nicolly começou a se mostrar pronta, ela dava um jeitinho e sempre tirava a fralda, quando eu via o xixi estava sendo feito no chão, sim kkkkk
    O coco é sempre mais dificil, mas até isso aqui em casa foi tranquilo, quando o desfralde começa no tempo da criança é outra coisa, tudo flui melhor. Hoje ela tem 2 anos e 8 meses e está desfraldada a 1 ano, nem para dormir usa fralda mais, me sinto orgulhosissima dela e eu muito satisfeita por ter esperado o tempo dela.
    Brenda fique tranquila, siga seu coração de mãe e dará certo!

    dannyalmeidaaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acredito que toda criança tenha seu tempo certo pra fazer tudo.Com certeza seu filho se sentiu seguro e preparado para tomar a decisão dele.Não tenho filhos ainda,mais quando os tiver,me esforçarei ao máximo para respeitar esse tempo.

    Bjos
    Luh

    ResponderExcluir

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!