13/12/2017

Por que você deve parar de dar tantos brinquedos aos seus filhos

Quem sou eu para dizer o que você deve ou não fazer, mas um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Toledo, as crianças que receberam menos brinquedos jogaram de forma mais criativa e estavam mais envolvidas em sua atividade do que aquelas que tinham muitos brinquedos disponíveis. 
Mães e pais, este pode ser o momento de refletir e tirar do seu carrinho de compras aquele monte de brinquedos, ou se concentrar em apenas um presente. Acredite: seus filhos vão sobreviver!



Os pesquisadores colocaram 36 crianças entre 18 e 30 meses em diferentes sessões de abertura, uma com quatro brinquedos na sala e a outra com 16 brinquedos. Os brinquedos variaram - alguns funcionavam por bateria, alguns tinham rodas e alguns eram feitos para ensinar um conceito, como formas ou contando. Nos ambientes com quatro brinquedos, as crianças ficaram 100% envolvidas, e jogaram com eles de várias maneiras. Suas brincadeiras era mais profunda, mais sofisticada, mais imaginativa. Quando as crianças estavam cercadas por muitos brinquedos, eles tendiam a se mover mais freqüentemente de uma coisa a outra.

É claro que sabemos que isso acontece há muito tempo, certo? Quem nunca comprou um brinquedo caro e a criança brincou mais com a caixa e com a embalagem? Ou que pai nunca ofereceu brinquedos mas ao invés disso a criança prefere brincar com panelas,colheres de pau,  frigideiras, potes de plásticos, chaves e controles remoto que transformam-se em chapéus, tambores, chocalhos e etc.?
Quanto menos material eles tiverem por perto, mais serão incentivados a serem criativos e a focarem em apenas uma atividade por vez. Isso não deveria nos espantar afinal vivemos isso todos os dias. O que é mais fácil, ler um jornal ou um site com diversas abas abertas e distrações? Como se concentrar em um livro quando temos um celular com inúmeras possibilidades de entretenimento chamando nossa atenção o tempo inteiro?

Ninguém está dizendo que devemos proibir os brinquedos, mas a simplificação pode fazer muito bem. Segue algumas dicas:
  • Se você está comprando brinquedos, procure por aqueles que incentive e estimule aprendizados. 
  • Faça rodízio dos brinquedos.
  • Tenha um espaço na casa dedicado para brinquedos. 
  • Dê de vez em quando para seu filho presentes de experiências ao invés de coisas. Exemplos: ingressos de parques, ingressos para o circo, uma festa do pijama para os amigos mais próximos, uma aula de algo que ele queira muito aprender, etc. 

Presentes não são coisas, são demonstração de afeto e essa demonstração pode ser feita de diversas formas, encontre outras. Você consegue fazer isso. Não deixe os brinquedos ganharem. :D

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!