04/06/2018

3 Coisas que toda mãe deveria saber e praticar


 
Existem várias coisas que ninguém te fala sobre maternidade, uma delas é como deixamos de ser completas.
Por um longo tempo você deixa de ser você, Maria, Joana, Ana, Fernanda, Brena... para ser a mãe de alguém, a responsável por alguém. Nessa responsabilidade estão todas as dores, amores, alegrias e tristezas que acompanham a maternidade.
Seus planos mudam, seus sonhos mudam, seu universo muda... e ninguém parece notar.
E 3 anos depois de embarcar na viagem mais incrível e louca da minha vida, existem 3 coisas que aprendi e carrego comigo:

1 - Conheça-se


Saiba o que você gosta, o que não gosta, seus limites, o que te faz feliz. A maternidade não é quem você é, é uma parte de você! E o maior presente que você pode dar aos seus filhos e se amar e cuidar de si mesma para que esteja pronta física e emocionalmente para amar e cuidar do outro.
Muitas pessoas vão te julgar, dar palpites, se meter e dizer o que você deveria fazer, ser e escolher, mas o que importa mesmo é o que você quer e não o que as pessoas querem que você queira.

2 - Peça ajuda


Você certamente dará conta de tudo, mas o preço a pagar é muito alto. Não precisa ser supermulher. Criar filhos é erros, acertos, prática e amor. Carregar todo esse peso, culpa e responsabilidade é um fardo muito pesado para se carregar sozinha. E lembrem-se, juntas somos mais fortes. Nossos ancestrais mantinham-se vivos porque viviam em aldeias. Uma mãe com um bebê sozinha não teria a menor chance, no meio de uma tribo ela estaria segura e protegida. Procure a sua tribo! Se não puder contar com familiares, peça ajuda a amigas. Se não tiver amigas para ajudar, procure novas amigas, novas mães, pessoas com as mesmas dificuldades que você e se apoiem. As redes sociais são ótimas pra isso.

(temos um grupo no facebook muito legal chamado "É só comigo?" onde podemos desabafar algumas coisas que acontecem sem julgamentos e críticas. bit.ly/esocomigo)

3 - Permita-se falhar


Por mais que você tente, se esforce, faça o seu melhor, você vai errar porque você é humana. Aceite e siga em frente. Por melhor que sejamos, nunca seremos suficientes. Aceitar isso, evita sofrimento, fortalece e é libertador.
Você pode ser a melhor mãe do mundo e ainda assim causará traumas nos seus filhos.
Se você parar de trabalhar, no futuro pode ser que eles digam que você os sufocavam por não ter a própria vida.
Se você continuar trabalhando, poderão dizer que você não dedicava tempo o suficiente.
Ou seja, por melhor que seja a sua intenção, você vai errar, você vai falhar e está tudo bem. Aceite, siga em frente e seja feliz.


 Tenho aprendido muito com isso, espero que você também.

O que tem sido mais difícil pra você na maternidade?

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Simplesmente adorei!
    Vou levar pra vida, não vejo a hora da Bia nascer pra sentir tudo isso
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!