15/02/2017

Bebês arco íris - esperança após a perda de um bebê


Vocês já ouviram falar no termo "rainbow babies"?
Tudo começou quando duas fotógrafas Natalia Karpovovy e Elena Gannenko clicaram mulheres que engravidaram na sequência de um aborto, morte neonatal ou morte infantil. E após alguns meses, uma foto das mamães foi tirada, já com as crianças no colo. Essas imagens foram compartilhadas por uma blogueira e viralizaram em todo o mundo. O nome de “bebês arco-íris” vem da ideia de que o fenômeno considerado deslumbrante, só aparece após uma tempestade. “No mundo real, um arco-íris é bonito e brilhante e, apesar de vir após algo ‘ruim’, dá esperança para coisas cada vez melhores.
Depois disso você encontra diversas fotos de mães e bebês relacionados ao arco-íris.
Filhos nunca serão substituídos, não importa se você tenha 1, 2 ou 10. São todos únicos para suas mães. A dor da perda é irreparável não importa se estava com semanas de gestação, se você conviveu com ele 1 dia, 20 meses ou 30 anos. Não há dor e medo mais insuportável na vida de uma mãe que a possibilidade de perder um filho. Mas aí você toma coragem, engravida de novo, tem medo de tudo, de todos. Convive com a culpa, com o medo, com a dor. Um momento de alegria passa a ser tenso, assustador pois você acha que não poderia suportar perder de novo. Aí o bebê nasce e aquele seu mundo escuro e assustador ganha cor, ganha vida. E você é capaz de sorrir de novo. O espaço deixado pelo bebê que se foi, nunca será esquecido, mas o seu coração não está mais vazio.
Por isso a expressão "rainbow babies" ou "bebês arco íris". O arco íris não anula os estragos, as dores, todos os danos causados por uma tempestade, mas apesar de tudo, é um recado de Deus dizendo que a vida deve continuar.

Você tem ou conhece alguém que tenha um "bebê arco-íris"?
Como lidou com essa perda? Procurou ajuda? Participou de grupos de apoio? Conta pra gente!

Achei linda essa percepção de esperança, recomeço e coragem e pesquisando a respeito, encontrei dezenas de fotos e histórias. Resolvi compartilhar com vocês e quem sabe servir de inspiração pra alguém. 
 
Beijos, 
Brena 
torcendo por muitos bebês arco íris 

Essa foi a foto original que viralizou na época!














Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Não conhecia este termo. Lindas fotos! e saber que existe uma superação em cima disso. =)

    ResponderExcluir

 
Uma menina © | Desenvolvido por Ninamore | Todos os direitos reservados | Ir para o topo!